sábado, 24 de outubro de 2015

O Futuro



Estamos no presente. 





Ninguém sabe o que vai acontecer depois de hoje. Sabe eu acho isso um dos lados mais deslumbrantes do futuro, você não sabe o que vai acontecer, nem tampouco sabe o que esperar. A vida as vezes pode parecer tão corriqueira, tão rotineira, ou tão incerta, mas de fato, ela é tudo isso e todos outros adjetivos que usamos para denominá-la. A vida é ruim, a vida é bela, a vida é cansativa, a vida é maravilhosamente maravilhosa, a vida vem e vai, e tudo isso se mistura, e num piscar de olhos tudo se transforma, se renoma, se modifica, se qualifica, se abstrai. 
Eu posso passar a minha existência toda insistindo planejar o meu futuro e talvez todo e qualquer passo que eu venha dá, mas não adianta meu caro, a vida é cheia de incertezas. Você pode  sonhar, fazer metas, mas existe coisas que temos que aceitar que nem sempre saem como o planejado.
O futuro é mera consequência do passado, tudo que vivemos hoje é pura reação ao futuro, gosto de pensar no futuro com uma ideia fixa de algo bom, não só para mim mas para todos ao meu redor, gosto de imaginar como eu vou me sair na faculdade, ou quando eu começar a trabalhar, a reação dos meus familiares quando verem que que consegui chegar onde eu queria, do orgulho que os meus pais vão ter de mim nessa vida, meus futuros namorados, meus novos amigos, gosto de imaginar meus amigos se casando, tendo filhos, gosto de pensar em todos nós juntos futuramente, em alguma mesa de um restaurante, nos vangloriando das nossas conquistas, e relembrando o passado com fervor, e com um quê de "puxa, valeu a pena". Bom, isso é o que eu espero, é o que logo me vem a cabeça quando falam de futuro, mas se isso não acontecer? E se por acaso tudo mudar e nada se realizar. Não sei se estarei aqui pra conferir, mas estou me preparando para coisas assim, e sabe como? Simplesmente aproveitando o agora, e interagindo com tudo que me agrada, com tudo que me faz bem. É clichê? Pois é sim, mas o mundo em si é um clichê, nossos dramas mais ainda, mas não deixam de ter importância para nós.
Talvez você não entenda o que eu estou tentando transmitir hoje, e talvez não entenda nunca, eu não procuro aceitação, e muito menos entendimento, eu procuro o melhor das coisas, eu procuro explorar o lado bom de tudo por pior que seja, nós temos uma só vida, eu pelo menos eu acho que é assim, por isso, não vamos desperdiçar com pessoas e coisas fúteis, vamos tentar esquecer os nossos erros e consequências deles, esquecer o que futuro pode nos reservar, esquecer o que nos afeta, se concentre no agora, na infinidade de coisas boas que você pode fazer pelos seus semelhantes, nas palavras de conforto que podem sair da sua boca, do pequeno gesto que pode fazer o mundo mudar, se concentre nas suas ações, busque por melhorias o tempo todo, busque pela paz e pelo o amor de Deus, e se você for ateu, não tem problema, busque somente fazer o bem, isso que importa. 



Existem tantas pessoas que se concentram tanto no futuro, que esperam tanto dele, esperam por um amanhã melhor ao invés de investir no hoje, não estou dizendo para perdermos as esperanças. Nada disso, é apenas uma questão de bom senso, foque no hoje. Se situe, explore as possibilidades do presente, tente agir as vezes por impulso, tente fazer coisas que te faça sentir cada vez mais vivo, deixe o seu legado como pessoa, e ser humano. 

Isso é o futuro. Não há o porque temer o que ele reserva.





15 comentários:

  1. Ótimo texto Vitória!
    "Carpe Diem", aproveite cada dia e certamente colherá um futuro brilhante... talvez não o planejado.
    Lindo blog!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada. Você tá sumida hein, volta logo. Um beijo.

      Excluir
  3. Amei o texto. Porém devo dizer que tenho certo medo do futuro com as atitudes que tomo no agora, mas não posso fazer nada, vou apenas esperar.

    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar, não temos o que fazer, mas não tenha medo, o futuro com certeza nos aguarda com coisas boas. Obrigada pelo comentário. Um beijo.

      Excluir
  4. Vih sua linda! Amei o texto disse tudo. Eu penso no futuro mas penso pesando as atitudes que eu tomo de resto deixo que ele me surpreenda porque por mais que eu planeje os planos de Deus são outros e são nos dele que eu confio, porque sei que são os melhores . Beijos querida, fica com Deus.

    http://sonhosnabolsablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, você escreve super bem, parabéns! O futuro é algo que me encanta e ao mesmo tempo me deixa com receio, não saber o que vai acontecer também me assusta um pouco, obrigada pela visita no blog, beijos
    http://www.alicesantana.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, obrigada pelo comentário. Um beijo querida.

      Excluir
  6. Nossa, belo texto! Realmente temos o hábito de pensar muito no futuro. Acho que pensar no futuro é algo muito bom com tanto que não esqueçamos de viver o presente. Amei conhecer seu blog!
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a reflexao, amo parar pra pensar no futuro, as vezes.
    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  8. Texto ma-ra-vi-lho-so! Eu particularmente não gosto de pensar no futuro, não sei porquê mais isso me incomoda bastante. Mas acredito que planejar e sonhar com coisas que podem acontecer fazem muito bem pra gente, porem como você disse temos que viver o hoje, aproveitar o que temos agora e se o futuro não for como planejamos, paciência para enfrentar tudo!

    Um super beijo!
    www.lacerejinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa que texto mais lindo ! Amei demais , totalmente verdade !
    Beijão flor, continua se dedicando sempre que eu estou adorando haha

    Www.mentecolorida.com.br

    ResponderExcluir