quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Livro Uma Curva No Tempo

Olá pessoal, como vocês estão?!! Espero que esteja tudo ok, porque comigo está sim. E cá estou eu aqui mais uma vez, agora pra postar a minha segunda resenha de livro, se você ainda não leu a primeira, pois leia, garanto que está muito legal, e foi sobre o livro da Gayle Forman, Eu Estive Aqui, autora do sucesso de vendas, Se Eu Ficar, vou deixar o link nas notas finais caso vocês se interessem.

Bom, e o livro de hoje é: Uma Curva no Tempo, da Dani Atkins.







Genteeeee! Eu estava muito ansiosa pra ler esse livro, eu queria muito comprá-lo na bienal desse ano, só que não deu porque eu achei preferível comprar o Rainha Vermelha, já que a minha amiga comprou o Uma Curva No tempo e assim poderíamos fazer trocas de livros como de costume, isso é bem econômico (haha). Quando eu li a sinopse do livro, admito que eu fique com uma grande expectativa, dodinha pra saber mais da história, e até do próprio desfecho, que pra mim de início pareceram no mínimo, instigante. 
E a história se passa em Londres, quando após um acidente na noite de despedida com os seus amigos do colegial, Rachel Witshire perde o seu melhor amigo, que morre ao tentar salva-lá. Após esse acontecimento a vida de Rachel, muda drasticamente, todos os seus planos para o futuro, e o presente são abandonados, e uma profunda melancolia e tristeza tomam conta de seu destino. Rachel se culpa pela morte de seu amigo, e tenta de todas as formas se livrar da tristeza e das lembranças que tanto a atormentam, e por isso, ela se afasta dos amigos, termina com o namorado, desiste dos seus sonhos e se muda para outra cidade, sendo obrigada a se submeter a um emprego sem nenhuma perspectiva, morar em um apartamento minúsculo e conviver com os traumas da perda, e uma terrível cicatriz em sua face.
Cinco anos depois, Rachel se vê obrigada a voltar para a sua cidade natal, em razão do casamento de sua melhor amiga. Ela tenta relutar contra isso, mas sabe que não pode desapontar sua amiga de forma alguma, por isso ela decide voltar e encarar os vultos dos acontecimentos passados e rever as pessoas que participaram desse acontecimento que ela tentava tanto esquecer. Após a sua volta a sua cidade natal, Rachel meio que se depara com uma realidade um tanto quanto inesperada: Seus amigos seguiram as suas vidas normalmente, se nem sequer apresentar algum receio ou culpa em razão do desastroso passado que todos compartilhavam. A realidade e outros acontecimentos são primordiais para que Rachel cada vez se sinta pior, uma tristeza e sentimento de culpa ficam cada vez mais intensos, fora a suas constantes dores de cabeça, que um dia, em uma visita ao cemitério, a fazem desmaiar.
Após, acordar no hospital, Rachel se assusta ao descobrir que sua vida parecia literalmente outra. Tudo que ela sonhava e planejava para o seu futuro nos tempos de colegial tinha se concretizado, e fora que seu melhor amigo estava vivo. Rachel luta de todas as formas com todos a sua volta a fim de convencer que a sua vida não era nada parecida com a realidade que ela se deparou após acordar no quarto de hospital. Porém apartir daí, muitas coisas inacabadas são esclarecidas, e muitas outras coisas são descobertas, e seu presente enfim ganha cor e sentido. 

***




A história do livro, em si, é muito bonita e interessante. A autora constrói todo um cenário, caracteriza muito bem o espaço e os personagens e confesso que até a metade do livro eu estava totalmente estasiada, viciada, curiosa quanto ao seu desfecho. A Dani consegue muito bem transmitir a ideia do livro, e eu entendi a ideia central dessa obra até certa parte.  Fora que eu adorei os momentos hots do livro, me senti em uma fanfic, e não sei se vocês sabem mas eu AMO fanfic, e eu acho que isso foi bem legal. 
Eu consegui visualizar perfeitamente a história de todos os ângulos, e o meu entendimento sobre o livro foi que o cérebro de Rachel, enquanto ela estava em coma, criou uma outra realidade (a ruim no caso), e a relacionou fielmente com a sua "verdadeira realidade", apontando os principais medos, frustrações e coisas ela realmente ignorava em sua vida. 
Apesar de eu ter gostado bastante do livro, eu acho que a autora deixou algumas coisas não muito bem esclarecidas, como o fato de que se Rachel estava realmente amnésia, e sua outra realidade de vida era fruto de ilusões do seu cérebro, como ela sabia descrever tão fielmente quase todos os outros detalhe de sua outra vida?! Bom, essas lacunas poucos exploradas me deixaram um pouco frustrada, confesso. Acho que a autora poderia ter explorado mais essas vidas unilaterais de Rachel, e até mesmo explicar melhor elas e as suas ligações. Tudo bem que ambas tem o mesmo desfecho, mas a pergunta que não quer calar é: Qual realidade de fato, é a verdadeira? 
Se isso foi proposital por parte da autora, eu não sei, se bem que ela poderia ter deixado algumas informações vagas a fim de deixar o leitor mesmo procurar soluções e formular hipóteses pra essas ideias. Se foi esse de fato o objetivo da Dani,  isso realmente passou despercebido por mim. Eu senti falta de um desfecho mais elaborado e um pouco mais de explicado.
Enfim, eu gostei do livro, e a história realmente me surpreendeu, só achei que o ponto negativo foi a falta de explicação de algumas ligações dos fatos do livro, fora isso foi muito legal, e super recomendo pra vocês.

***

E ai pessoal? Espero que tenham gostado, porque eu gostei bastante de escrever sobre esse livro. Um beijo e um abraço, vou ficar por aqui, até a próxima.

LINK DA ÚLTIMA RESENHA: http://nosmesmas76.blogspot.com/2015/10/resenhagem-of-book-1.html

Com Muito Amor e Dedicação
- Viih

3 comentários:

  1. Parece ser um bom livro!
    Beijão!

    estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente é muito bom, super recomendo. Um beijo

      Excluir
  2. - Parece ser ótima, vou ver se encontro na livraria, amo livros

    Bjos


    http://dmagico.blogspot.com/

    ResponderExcluir